Torta de frango com toque exótico de alho negro

Massa

(chá) de farinha de trigo

150 g de manteiga gelada em cubos

¾ de xícara (chá) de água gelada

1 pitada de sal

 

Recheio

Meio peito de frango cozido e desfiado

1 colher de sopa de azeite

½ cebola picadinha

½ tomate picadinho

1 colher de chá de orégano

1 colher de chá de páprica

4 dentes de Alho Negro do Sítio picado

1 lata de milho escorrida

Cheiro verde picado a gosto

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

100g de queijo mussarela

 

Montagem

1 gema

1 colher (chá) de água

Farinha de trigo para polvilhar na bancada

 

Modo de preparo

Massa

Numa tigela grande, misture a farinha com o sal. Acrescente a manteiga e, com as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa grossa. Junte a água gelada e amasse até ficar lisa. Modele uma bola, envolva com filme e leve à geladeira por 1 hora. Enquanto isso, prepare o recheio.

 

Recheio

Numa panela, aqueça o azeite e doure a cebola por alguns minutos até ficar transparente. Adicione o frango cozido e desfiado, o tomate, milho e os temperos (orégano, páprica, sal e pimenta do reino) e refogue. Acrescente os dentes de alho negro picados e o cheiro verde na mistura e apague o fogo. O recheio não pode estar quente no momento da montagem da torta, espere amornar.

 

Montagem

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Separe uma fôrma redonda com fundo removível de 25 cm de diâmetro. Retire a massa da geladeira e deixe em temperatura ambiente por 10 minutos – assim fica mais fácil para abrir.

 

Divida a massa de torta em duas partes iguais. Polvilhe a bancada com farinha de trigo e, com um rolo de macarrão, abra uma das metades num círculo 4 cm maior que o diâmetro da fôrma. Para transferir, enrole o círculo de massa no rolo de macarrão e desenrole sobre a fôrma - com as mãos, ajeite e pressione delicadamente para forrar o fundo e lateral da fôrma.

 

Polvilhe mais um pouco de farinha sobre a bancada e abra o restante da massa, formando um retângulo de 41 cm x 24 cm. Com a faca (ou carretilha), corte várias tiras, longas o suficiente para cobrir a torta.

 

Preencha o fundo da torta com todo o recheio, nivelando com as costas de uma colher. Para finalizar, distribua o queijo mussarela por cima do frango. Cubra o recheio com as tiras, fazendo uma treliça.

 

Pressione as pontas das tiras na massa da lateral para selar. Com a faca ou carretilha corte o excesso de massa da lateral da fôrma, deixando cerca de 2 cm de massa acima do recheio para finalizar - você pode usar as aparas de massa para fazer biscoitinhos. Com a ponta do dedão, dobre e pressione a massa da borda para fazer o acabamento.

 

Numa tigela, misture a gema com a água e pincele sobre toda a massa. Leve a torta ao forno e deixe assar por cerca de 45 minutos até ficar bem dourada.

 

Retire do forno e deixe amornar antes de desenformar. Sirva a seguir.

alho.jpg